Sobre a procrastinação

  procrastinar
  1. verbo & transitivo direto e intransitivo
    transferir para outro dia ou deixar para depois; adiar, delongar, postergar, protrair.
  2.      Na prática, procrastinação é o maior assassino de sonhos.




Resolvi falar sobre isso, porque me considero (ou me considerava) a rainha da procrastinação. Prazer!
Isso definitivamente não é legal, me prejudica muito, me atrasa, me faz retroceder em várias áreas da minha vida e me joga em um mar de conformismo.
Por diversas vezes me pego pensando onde eu poderia estar hoje se não tivesse procrastinado tanto em minha vida, se tivesse sido uma pessoa mais determinada, se nunca tivesse desistido dos meus objetivos, se, se, se...
Mas a real é que não posso mudar o que já está feito, mas posso mudar meu futuro, começando pelo presente, começando hoje, AGORA!
Após minha auto-análise, resolvi buscar soluções para acabar com o famoso "depois eu faço" (um depois que nunca chega, ou se chega, chega na ultima hora do prazo estipulado, acabando com a qualidade da tarefa).
Encontrei soluções práticas que estão me ajudando demais e irei compartilhar aqui com vocês.

A primeira, é a organização.
Anoto em um bloquinho tudo o que tenho que fazer no dia, por ordem de prioridade e fico com ele sempre por perto. Estipulo mentalmente a meta de não terminar o dia sem que eu tenha concluído tudo.
Isso ajuda muito, além de não esquecer nada, não me sinto perdida e sem saber por onde começar.

A segunda é "1,2,3 já" 
Para aquelas tarefas chatas, cansativas e entediantes que dá até uma dor na alma de ter que fazer, esse método é extremamente eficiente; 
Não adianta nada adiarmos, uma hora terá que ser feita, então vamos pra cima, quanto antes terminarmos melhor, assim sobrará mais tempo livre.
Já percebeu que quando adiamos esses afazeres é sempre para ficarmos sem fazer nada? Ficamos na total inércia, mexendo no celular, assistindo televisão, tudo em quanto nossa vida passa e nossos deveres se acumulam.
Então, da próxima vez que a preguiça estiver te impedindo de fazer algo, PARE tudo o que estiver fazendo, conte até três e força!
1,2,3 arrumar meu quarto,
1,2,3 estudar!!!


E a terceira, é DIVIDIR EM CINCO PASSOS
Quando a tarefa é mais extensa, costumamos procrastinar devido a sensação de que nunca chegaremos aos objetivo final. 
Um exemplo disso é a tarefa de escrever um livro ou mudar nosso corpo a partir de atividades físicas. Esses resultados demoram para aparecer e isso nos leva ao desânimo, que nos leva novamente a adiar e adiar mais um pouco.
Então, com esse método, passamos a dividir os resultados, encurtando nossas metas para serem mais fáceis de serem alcançadas.
Com o livro, podemos dividir entre : Escrever a primeira página                
                                                     O primeiro capítulo
                                                      As primeiras 20 páginas
E assim sucessivamente, ajustando a cada pessoa e a cada dificuldades.

Com o corpo, podemos dividir as metas da mesma forma, perder meio Kilo de cada vez por exemplo. Lembrando que o que é difícil para um pode ser fácil para outro, as vezes o simples fato de se levantar e exercitar-se já é o primeiro passo e poderá ser riscado da listinha.

Colocar esses métodos em prática tem mudado minha qualidade de vida. A sensação de dever cumprido é muito gratificante, não sinto mais o acúmulo dos meus afazeres me incomodando e gerando "peso na consciência", tenho mais tempo livre o qual dedico a fazer as coisas que gosto e me sinto mais disposta, afinal, já dizia Issac Newton: "Um corpo parado tende a continuar parado. Um corpo em movimento tende a continuar em movimento."





             



Written by